Religião WICCA: Princípios Básicos

 Não quer ler? Ouça o áudio clicando aqui: 
     
A religião Wicca é de origem europeia criada na década de 60 por Alex Sanders . É uma religião que tem como finalidade, o ser humano encontrar a emancipação dentro da Natureza ou em qual lugar por onde deseja seguir sua vida. Por isso é uma religião diferenciada, não só por ser de BRUXAS, mas por usar muito a filosofia Xamânica

Leia aqui: Vamos falar desses tais BRUXOS

  
É enfatizado em quase tudo da Wicca a Natureza, devido a crença de que nosso bem estar depende dela, e que sem ela não existe o seres humanos, ou seja, isso de falarem que "Deus" criou o ser humano para aproveitar-se das coisas nascidas dentro da Natureza, não cola de jeito nenhum na Wicca, até porque a Natureza existira sem o ser humano, mas o ser humano não existe sem a Natureza. Os wiccanos sempre estão agradecendo e fazendo cerimonias a Mãe Natureza, pois reconhecem o valor que a mesma possui e que é preciso estar em conexão com ela todos os dias enquanto viver aqui nesta nave.


Vou colocar abaixo os 13 princípios da Wicca, e meus comentarios abaixo com pequeno resumo de entendimento simples.


1. Praticamos rituais para nos colocarmos em harmonia com o ritmo natural das forças naturais, marcadas pelas fases da lua e ápices das estações.


Os rituais são realizados para o ser humano estar em perfeita paz consigo mesmo, com o auxilio das energias que os mesmos possuem e com as energias influenciadoras da lua e das estações ( verão, outono, primavera, inverno) anuais.

2. Reconhecemos que nossa inteligência nos traz uma responsabilidade única em relação ao nosso ambiente. Buscamos viver em harmonia com a natureza, em um equilíbrio ecológico, oferecendo um compromisso com a vida e a consciência dentro de um conceito evolucionário.

Um 
Wiccano possui o entendimento de que o raciocínio logico que os seres humanos possui, tem grande responsabilidade no espaço onde vive. Por isso a busca para manter a compatibilidade com a natureza, meio ambiente e evoluir em todos os aspectos é realizada com frequência.

3. Reconhecemos uma profundidade de poder muito maior que o detectado pelas pessoas “comuns”. Sendo tão forte, é as vezes denominado sobrenatural, mas nós o vemos como parte potencialmente natural a todos.

É reconhecido a origem e intensidade do poder que TODOS detém, e que age de forma natural mesmo com a resistência das pessoas.


4. Cremos que o poder criativo do universo se manifesta através das polaridades masculina e feminina e que esse mesmo poder reside em todas as pessoas, operando mediante a interação do masculino e feminino. Não valorizamos um acima do outros, pois sabemos que cada um é o suporte do outro. Valorizamos o sexo como prazer, como o símbolo e manifestação da vida e como um das fontes de energia utilizada nas praticas mágicas e em adoração religiosa.

Homens e mulheres tem o mesmo valor nessa religião, mesmo a mulher tendo maior destaque. Enxergam o sexo entre homem e mulher como uma das formas de fazer magia em celebrações e rituais. Altas orgias Rs

5. Reconhecemos tanto o mundo externo como o interno ou psíquico, as vezes conhecido como o mundo espiritual, ou Inconsciente Coletivo, ou os Planos Interiores, etc; vendo na interação destas dimensões a base para os fenômenos paranormais e os exercícios mágicos. Prestamos atenção igual, nas duas dimensões, considerando ambas necessárias para nossa realização.

Reconhecem os mundos paralelos e entendem a conexão entre si, para que ocorra uma realização maior.


6. Não reconhecemos hierarquia autoritária, mas sim honramos aos que ensinam, respeitamos aqueles que compartilham seus conhecimentos e sabedoria e apreciamos aos que valentemente se dedicam a ser mestre e professores.

Não existe níveis opressivos, e sim reconhecimento do papel de cada um.


7. Consideramos que a religião, a magia e a sabedoria nos unem em nossa forma de contemplar e viver dentro de mundo e identificarmos esta filosofia e visão mundial como Bruxaria, o caminho dos Wiccans.

Acreditam que ter a Bruxaria Wiccana como forma e religião, é uma forma de unir qualidades essenciais favorecendo a todos de uma forma única.

8. O chamar-se “Bruxa(o)” não constitui a ser bruxa(o) tão pouco o faz a herança em si, nem a coleção de títulos, graus e iniciação. Uma bruxa(o) intenta controlar as forças vitais dentro de si mesmo, a fim de viver sabiamente, em harmonia com a natureza e sem prejudicar ninguém.

A Intenção de um Bruxo ou uma Bruxa, sempre sera em viver buscando paz e equilíbrio com a natureza de forma sábia.

9. Afirmamos nossa crença na vida, no progresso, na evolução e no desenvolver do caminho, os quais dão um significado ao universo conhecido por mais e nosso papel dentro dele.

Acreditam que as crenças em toda filosofia Wiccana, estará ajudando quem faz parte, á contribuir com o crescimento para com o Universo.

10. Nossa única mágoa contra o cristianismo ou contra qualquer religião ou filosofia reside no fato de liberdade dos demais e suprimidos outras práticas e crenças religiosas.

Existe sim um único ressentimento com o cristianismo e com outras religiões, que é deles incentivarem a separação e preconceito com as demais religiões.

11. Como bruxas(os) americanos não estamos envolvidos em debates sobre a história da arte, as origens dos diversos termos, a legitimidade de vários aspectos de diferentes tradições, interessando-nos unicamente por nosso presente e futuro.

Como Bruxos americanos que se sentem um pouco superior (nem é de origem americana, e eles metem essa), não estão nem ai sobre a origem de diversos conteúdos, costumes e história das praticas espalhadas pelo mundo, o que importa para eles é o que eles estão estudando agora e que poderão fazer no futuro para si próprios.


12. Não aceitamos o conceito de mal absoluto, nem adoramos nenhuma entidade conhecida como Satanás ou Diabo, tal como define a tradição cristã. Não buscamos o poder através do sofrimento dos demais, nem permitimos que se obtenha algum beneficio pessoal por tais meios.

Esse negocio de Satan e Diabo não tem nada a vê com a Wicca e muito menos desejam que os demais sofram com certas atitudes, para crescerem e estufar o ego de que são "superiores".

13. Cremos que devemos buscar dentro da natureza o necessário para nossa saúde e bem-estar.


A crença absoluta está de que tudo que tem dentro da Natureza, possui tudo o que qual quer ser vivo precisa para a vitalidade e bem estar


 

Esses foram os princípios básicos de quem faz parte da religião Wicca. Eu não faria parte desta doutrina, porque religiões sempre ah limitações. Tem muitas coisas legais na Wicca, como tem muitas coisas que acho muito " Dã", mas o bacana de tudo que existe nessa religião, é a forma como enxergam a Natureza e a celebram. A quem dera se todas as religiões tivesse isso como principio!

Que o Cosmos nos abençoe!

6 comentários:

  1. Sou católica, mas sempre gosto de saber sobre outras religiões e em que elas acreditam. Ouvi falar da Wicca ha um tempo atras e fiquei bastante curiosa, eu ia pesquisar sobre, mas acabei esquecendo. Hoje encontrei seu post e achei muito legal saber um pouco mais sobre essa religião! :)
    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória obrigada pelo seu comentario e fico feliz ter te ajudado de alguma forma.

      Beijos :)

      Excluir
  2. Olá, Sonna!
    Adorei o seu post.
    Os Wiccanos sofrem diversos tipos de preconceitos.Então foi ótimo para que possamos entender melhor...

    Beijão!
    Blog: *** Caos ***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Helena!
      Concordo com você, muitos ainda acreditam que essa religião se trata de adoradores de Satã :(
      Muito obrigada pelo seu comentario!

      Beijoss!

      Excluir
  3. Boa tarde moça querida.. uma amiga ai de sp de anos já faz parte da wicca.. a dita magia branca...
    tudo sempre vai estar em nós...
    quem faz o bem recebe o bem..
    são muitas as doutrinas,religoes assim e assado..
    e saber que no fundo tudo que se vai levar daqui são as experiencias..
    que estas possam ser as melhores para o espirito ir em paz..
    fique bem e nao some nao viu bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samuel!

      Exatamente, o importante acima de qual quer religião é o ser humano evoluir e estimular isso aos que estão ao redor.
      Muito obrigada pelo seu comentario!

      Beijoss!

      Excluir

Todos aqui tem o direito de dar a opinião. A partir do momento em que qualquer um, faltar com respeito com o próximo ou com o autor do blog, as postagens serão excluídas;e se persistir sera banido.

Leia Também!

INTUIÇÃO: Porque é importante você usa-la?

    A intuição como o instinto, é aprimorado conforme as experiências vividas. A diferença é que enquanto o instinto vem da consciência...