A verdade sobre o Folclore Brasileiro

       
Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. A palavra tem origem no inglês, em que "folklore" significa sabedoria popular. SERÁ MESMO? Á longo do tempo o Folclore como muitas outras coisas, tiveram muitas mudanças feita pelo homem, por muitos motivos. Um deles é para que a verdade pudesse ser encoberta, e assim mais uma forma de muitos seres humanos serem manipulados, pois se soubessem a origem dos Folclores, poderia prejudicar também as religiões.


   

      

Vamos voltar lá na época de "bolinha", para eu tentar esclarecer de uma forma bem bonitinha pra vocês entenderem. Bem na época de "bolinha", já existiam muitos rituais que eram feitos, seja para fazer pedidos e adoração á Deuses, como se conectar com o Cosmos e conseguir chegar em um grau de profundo conhecimento. Entre muitos outros motivos, era natural a realizações de rituais. Foi passando o tempo e isso foi sendo considerado atitudes de pessoas do "mal" pela grande maioria das populações, devido a crença forte em um único Deus ou por acreditar que esse modo de se relacionar com misticismo, era radical demais para a época . Por isso fazer rituais que era uma tradição de pessoas que acreditavam em Deuses, poder da Natureza e o seres que viviam nela e etc.. Acabou se tornando crime com sentença de morte.

   

Em muitos rituais tinha como realizações de danças, contato com "animais" anormais, costumes místicos, cantigas e comes e bebes diferenciados dos normais já existentes e consumidos pela maioria. Muitas histórias que tinha como gigantes, extraterrestres que viviam na terra e entre as matas, seres que metade eram animais e parte humanos, seres que caminhavam por aqui e em outras dimensões e entre muitas outras histórias... acabou com o tempo sendo contada a todos como se fossem lendas. E isso se deve a informações que passavam de boca em boca que acabam aumentando um pouco da história e religiões que desmentiam as historias dizendo que era apenas invençõesGraças as pessoas que queriam tirar a atenção dos fatos, por medo do desconhecido, medo de descobrirem que nunca estivemos sozinhos, medo da curiosidade ser grande e as pessoas irem atrás de respostas, os covardes fez com que a maioria dos seres humanos se tornasse parte de uma massa.
    
Dos poucos que sabem a verdadeira origem do folclore e tudo mais, quando realizam a celebração, realizam com intuito de fazer pedido a "superiores", celebrar outros seres vivos, agradecer as conquistas e não como se fosse só mais uma celebração estilo "Papai Noel" capitalista que existe.

           Sabendo de tudo isso, podemos acreditar perfeitamente na existência de todos os personagens antigos e histórias contadas no folclore. Lembrando que o conteúdo do folclore é muito grande, pois vai de região para a região, seja ela lendas, celebrações, costumes e etc.. Sendo assim conforme a população veio crescendo, acabou até entrando tradições que tinham um relacionamento maior com religiões e com costumes de décadas mais recentes; pois é claro o homem tinha que dar umas alterações para se adaptar ao poder que ele tem sobre a massa.
 

         Mas de qualquer forma, nada vai mudar a existência dos personagens do folclore, que infelizmente são contados nas histórias como se fossem realmente lendas, onde as pessoas trabalham na construção das histórias, mostrando o lado criativo para invenções. Quem tem costume viajar mata a dentro, acredito que já sentiu pelo menos uma vez, sendo observado. 
         Uma vez, meu pai e meu cunhado, partiram de apé pelas matas aqui de São Paulo, até chegar á praia de Santos. Meu pai conta, que não conseguiam encontrar o caminho até o rio, conforme eles tinham a descrição no mapa e que simplesmente, estavam andando e parecia que não saiam do lugar. Só depois que ele deixou um pacote de linguiça para trás, em questão de minuto, encontraram o caminho para o rio. Sinistro né?

Obs: Nem todos os seres contados no folclore são da mesma matéria que nós! 


                     Que o Cosmos abençoe a todos nós!

Um comentário:

  1. olá, adorei o trabalho do site. Escrevo uma história que baseia-se nas lendas brasileiras, tentando sempre deixa-las mais realistas e menos infantis. Se quiser dar uma olhada: https://www.wattpad.com/story/96926774-folclore-oculto
    Beijo.

    ResponderExcluir

Todos aqui tem o direito de dar a opinião. A partir do momento em que qualquer um, faltar com respeito com o próximo ou com o autor do blog, as postagens serão excluídas;e se persistir sera banido.

Leia Também!

INTUIÇÃO: Porque é importante você usa-la?

    A intuição como o instinto, é aprimorado conforme as experiências vividas. A diferença é que enquanto o instinto vem da consciência...