O mistério do Escoteiro Marco Aurélio Simon

     

 
Bom vamos lá, mais um papo sobre historias onde contém grandes mistérios. Dessa vez vamos falar de Marco Aurélio Bezerra Bosaja Simon, que enquanto fazia uma trilha com um grupo de escoteiros, sumiu misteriosamente sem deixar nenhuma pista. É um dos casos de desaparecimento que mais me impressionou por muitos motivos, e um deles é que além ter acontecido aqui no Brasil; os relatos de alguns videntes que acabou contando detalhes semelhantes é de arrepiar.

        Em 08/06/1985, um grupo escoteiros Olivetanos sendo quatro garotos e o quinto instrutor e líder, subiram rumo ao Pico dos Marins próximo à cidade de Piquete no estado de São Paulo, localizado na Serra da Mantiqueira. O pico possui 2.420,7 metros de altitude a nível do mar, e é considerado o 2º maior pico do estado de São Paulo. Para conseguir executar a subida com sucesso, é preciso subir em cima de rochas muito empinadas, mesmo assim é possível escalar sem a utilização de equipamentos especiais. 


A serra da Mantiqueira já estava muito procurada por turistas, já que não ah muito perigo de fazer a subida, apenas precisa de preparo físico razoável, para aguentar o esforço físico. Juan Bernabeu, o instrutor de 36 anos na época, estava muito seguro da trilha por isso dispensou o guia Sr. Afonso, que seguiria a trilha com o grupo. Na subida da trilha entre o "Morro do Careca e o Pico dos Marins", um dos escoteiros chamado Osvaldo Lobeiro, sofreu uma torção no joelho devido as rochas muito inclinadas e por essa lesão o grupo não pode prosseguir o trajeto. Então o escoteiro, Marco Aurélio Simon de 15 anos, como tinha mais experiência entre os integrantes do grupo, além de ser o monitor da equipe, se ofereceu para ir na frente do grupo abrindo caminho para passagem e para que conseguissem passar com mais facilidade, já que o escoteiro enfermo teria que voltar de maca.

 Juan Bernabeu Céspedes que era líder do grupo, consentiu a atitude de Marco e conforme instruções, orientou que ele marcasse com um giz nas rochas o número "240" que era o número do Grupo de Escoteiros Olivetanos, ao qual eles pertenciam. E assim, ficaria mais fácil saber qual foi o trajeto, que Marco realizou na volta até o acampamento. Marco Aurélio partiu então para a descida e o ponto de reencontro seria no acampamento onde haviam se instalado. Mas algo acabou acontecendo e apenas 4 dos participantes dos escoteiros que faziam a trilha retornaram ao acampamento.



Pico dos Marins
        

 Era 14:30 da tarde de sábado e foi a última vez que o escoteiro Marco Aurélio Simon foi visto. Continuando com a descida o grupo passa por três pedras e encontra as marcas "240" feitas por Marco Aurélio, mas após a terceira pedra encontram uma bifurcação (ponto que se da a separação ou divisão de caminhos). Sendo assim o grupo então percebeu (não sei como) que Marco Aurélio havia ido pela trilha da esquerda, mas do lado esquerdo haviam obstáculos, dificultando a passagem do ferido Osvaldo Lobeiro.  Nesse momento o líder Juan Bernabeu, decide pegar então a trilha da direita, sendo assim, todos o questionam, pois Marco Aurélio havia pego a trilha da esquerda. Respondendo ao questionamento, Juan diz que não havia problema, pois eles se cruzariam mais à frente. Cada um seguiu as trilhas conforme o combinado Juan da direita e o restante da esquerda. 

Por causa dessa decisão (idiota) o caminho se tornou mais longo, assim todos só chegaram de volta ao acampamento à 05:30' da manhã do dia seguinte (domingo), levando aproximadamente 15 horas para cumprir o trajeto. O grupo imaginava que encontraria Marco Aurélio dormindo na barraca do acampamento, mas encontraram a barraca vazia com os pertences do Marco intactos. Todos acharam estranho ficando muito preocupados e assustados, pois o caminho que ele deveria ter feito já seria tempo suficiente de ter chego ao acampamento.


Marco Aurelio (foto esquerda) Ivo Simon pai de Marco (direita)

         Na manhã seguinte o líder voltou às trilhas percorridas com o objetivo de encontrar Marco Aurélio, mas retornou 5 horas depois sem sucesso na busca. Comunicou o desaparecimento de Marco a policia e aos pais, e devido o Ivo Simon, pai de Marco ser jornalista, as buscas tiveram um grande apoio dos companheiros de imprensa de todo o país, das autoridades, da população de Piquete, da região e uma grande busca foi realizada durante os trinta dias seguintes. 
Contando com mais de 300 pessoas entre soldados e oficiais da Polícia Militar, Batalhão de Infantaria do Exército sediado em Lorena, bombeiros, cães farejadores, alpinistas, mateiros, guias, voluntários, equipes especializadas em salvamento busca na selva, parapsicólogos, sensitivos, videntes e cartomantes chegaram a participar dos esforços.


 Também foram utilizados helicópteros e até um avião da força aérea, o qual sobrevoou a região tirando fotos com o objetivo de conseguir alguma pista sobre Marco Aurélio. A região foi completamente vasculhada e sobrevoada por helicópteros e aviões e nem uma única marca ou pista foi encontrada, é como se  Marco Aurélio tivesse "evaporado". A polícia procurou tão bem e de forma tão precisa, que um soldado perdeu uma faca no meio do mata e na busca do dia seguinte, ela foi encontrada no mesmo local que ele havia percorrido. Foi uma das maiores buscas já realizadas no país, mas nada foi encontrado, nenhuma faca, nenhuma peça do vestuário do Marco Aurélio. Algumas das teorias levantadas na época sobre o desaparecimento foram as seguintes:


Primeira teoria: ele teria sido assassinado pelo líder. Esta inclusive foi a primeira suspeita levantada pela polícia, que depois a descartou pois Juan não tinha instrumentos capazes de matar o garoto e sumir com o corpo.


Segunda teoria: Marco Aurélio teria caído em algum buraco . Mas se isso tivesse ocorrido o cheiro do corpo em putrefação, teria chamado a atenção dos cães farejadores que participaram da busca, o que não ocorreu.


Terceira teoria: Marco poderia ter simplesmente fugido. Mas nenhum morador da cidade ou dos arredores viu o escoteiro. E os pais afirmam que essa teoria esta fora de questão.


Quarta teoria: É que Marco poderia ter sido "abduzido" (levado por extraterrestres). O Pico dos Marins é considerado uma região com muito poder magnético, o que segundo místicos atrairiam naves extraterrestres. Devido a essa teoria a família até procurou ufólogos, que também não souberam explicar o que havia acontecido. Com o fracasso das investigações, a família passou a contar com o apoio de místicos, religiosos e ufólogos. Foram á umbandistas, parapsicólogos, espíritas e a maioria diz que ele está vivo” diz Ivo.




                                  FATOS CURIOSOS
 

A família desesperada, percorreu o País em busca de todo tipo de notícias, pistas ou alguma informação de alguém ter avistado Marco Aurélio. Um delegado perguntou se os pais acreditavam em discos voadores e sugeriu que fossem a Brasília e falassem com um general da Aeronáutica, conhecedor de fenômenos extraterrestres, e segundo o general ele conseguia se comunicar com ET's por telepatia. Desesperados e fazendo qualquer coisa para ter seu filho de volta, os pais disseram a ele que pedisse aos ET's a devolução do filho, mas nunca houve resposta por parte do General.

    Pela fama que tinha e por ser muito competente com seu dom, o médium Chico Xavier foi procurado pelos pais de Marco. Quando os pais de Marco perguntou a Chico se o filho estava bem e como ele morreu, tiveram a seguinte resposta:

“Só me comunico com pessoas que desencarnaram, e não com os vivos”

De vários videntes que os pais de Marco foram atras, em busca de mais esclarecimentos sobre o sumiço de seu filho, sempre falavam que o Marco Aurelio estava vivo, mas que não sabia onde estavam. Mas uma coisa muito estranha, é que a maioria deles falavam que viam Marco, ao lado de um lago onde ficava em um campo. Porem eles não sabiam onde esse local ficava, muito menos o próprio Marco sabia onde estava.



    Na segunda noite de buscas, os garotos que estavam com Marco Aurélio, o líder do grupo e mais algumas outras pessoas do acampamento,
 preparavam suas acomodações para ir dormir. Foi quando ouviram um primeiro grito na mata próxima, sendo que após o grito surgiu o som de um apito.Todos se espantaram, pois Marco Aurélio como escoteiro usava um apito, que é um instrumento de auxílio para ajudar a localização de uma pessoa perdida ou em dificuldades na mata. 

No momento do som do apito, todos saíram da casa do Sr. Afonso o guia local, onde estavam alojados, e se dirigem em direção à mata, onde havia surgido o som. De repente se deparam com flash's de luzes azuis, as quais se acenderam e se apagaram por três vezes. Após esse incidente, o líder do grupo Juan Bernabeu, também pega seu apito e vai em direção à mata e começa à soprá-lo, solicitando um retorno, mas nada acontece, somente silêncio na mata. Em consulta aos estudiosos de assuntos ufológicos, disseram que nesse momento foi o instante em que Marco Aurélio, pode ter sido abduzido por extraterrestres, devido aos detalhes do fenômeno. O fato citado acima foi verídico e consta no processo policial sobre o desaparecimento de Marco Aurélio.



     

                                O QUE EU ACREDITO

 Logo de início, eu falo que eu acredito sim, que Marco tenha atravessado um portal e esteja em outra dimensão, mas ainda sim tem muitas coisas que não se encaixam. Por mais que é evidente que o instrutor Juan Bernabeu Céspedes não matou o Marco, as atitudes dele em toda trajetória são muito estranhas. Primeiro por qual motivo ele escolheu seguir a trilha da bifurcação oposta da qual Marco tinha seguido? Quando ele voltou nas trilhas percorridas, com intuito de encontrar Marco e acabou voltando 5 HORAS DEPOIS, por qual motivo ele primeiramente não comunicou a polícia do local? Pois na descida do pico, eles chegaram apenas 5 e pouco da manhã no domingo. E se ele tinha voltado nas trilhas percorridas no dia seguinte depois de saber sobre o desaparecimento do escoteiro, ele esperou domingo inteiro acabar para ir atrás do Marco apenas na segunda. Porque? 
          
Em algumas entrevistas que assisti o instrutor se manifestando sobre o caso, ele fala que acredita fielmente que Marco ainda esteja vivo. Outro fato é que Ivo Simon sempre deixou claro que não tinha suspeitas de Juan, apenas acreditava que ele tinha sido irresponsável por ter deixado um garoto assumir a trilha. Porem Ivo Informa que veio tomar conhecimento pelas peças do inquérito, que Juan Bernabeu Céspedes é taxado de frio e calculista, e que ele tem transtornos mentais, como comprovou em entrevistas posteriores, afirmando que não errou e que se tivesse que tomar uma nova decisão ela seria exatamente a mesma. Isso é estranho não? E claro sobre a descrição de vários videntes dizendo que Marco estaria ao lado de uma lagoa em um campo onde nem mesmo Marco sabia onde estava e a informação do finado Chico dizendo que não poderia se comunicar com vivos, apenas desencarnados.
      
E em relação ao assovio na mata onde ufólogos dizem que foi o momento que Marco foi abduzido, não acredito muito. Para quem já manja dos paranauê sabe muito bem que existe muitos outros seres dentro das matas. Inclusive um ser que costuma fazer as pessoas se perderem e só conseguem encontrar o caminho caso deixe alguma coisa para ele na mata. Alguns chamam de Curupira, Saci, Caipora e etc.. E mesmo não sendo em uma região tão mística é possível você ouvir assovios. Não estou dizendo que Marco não conseguiu encontrar o caminho de volta, porque não tinha o que deixar para essa entidade. Estou dizendo que, existe muitos e muitos seres, que muitas e muitas pessoas, não tem conhecimentos e esses seres podem acabar te guiando para outros lugares, sem que você perceba. São muitas possibilidades que pode ocorrer no meio da Natureza


Leia mais: A verdade sobre o Folclore Brasileiro

Bom então resumindo, sim acredito sem dúvidas que o instrutor tem culpa no cartório também, ele sabe o que aconteceu com o Marco. E pode ser que tudo já estava premeditado, até mesmo porque acredito que ele tem a ciência de que Marco está em outra dimensão e que isso iria acontecer. Então eu acredito que de alguma forma (vidência, sonho, conhecimento de portais na área) Juan sabia o que ia acontecer e acabou facilitando para que as coisas acontecesse.

    (Foto irmão gêmeo)
 Marco Antonio tem sua foto colocada em cartazes e anúncios de desaparecidos, pois Marco Aurélio estaria assim nos dias de hoje semelhante á seu irmão gêmeo. 


       

Ah 30 anos os pais e irmãos do escoteiro continuam na procura por respostas e pelo próprio garoto que hoje já é um homem formado. Eu confio plenamente que possa aparecer maiores informações do que houve e dar um final para essa história para dar paz a família Simon. Se você souber de alguma informação, mantenha contato e ajude acabar com esse mistério. 



Os dois livros contendo todas as informações e a história detalhada sobre o caso do desaparecimento do escoteiro.



                         Que o Cosmos abençoe a todos nós!








5 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho!
    Você sabe dizer se o Líder do grupo na época o Juan, ainda está vivo e onde ele mora atualmente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola João,

      Eu mantive contato com o Rodrigo Nunes, escritor dos livros "Operação Marins 1 e 2" e ele disse que é impossivel manter qual quer tipo de contato com o Juan, pois ele não aceita. Informações sobre onde ele mora, não tenho!

      O legal é que Rodrigo lançou o terceiro livro falando mais sobre a historia. Então em breve vou atualizar o Post com novas informações sobre o caso.
      Gratidão pelo seu comentario!
      Beijos

      Excluir
  2. O Juan mora no Amazonas e ele é Advogado e tem um escritório por lá. Acho que foi que deu um sumiço no Marco Aurélio, com ajuda de terceiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar essa informação. E obrigada pelo seu comentario! :)

      Excluir
  3. Eu tbm acho q a resposta está no Juan o chefe dos escoteiros.

    ResponderExcluir

Todos aqui tem o direito de dar a opinião. A partir do momento em que qualquer um, faltar com respeito com o próximo ou com o autor do blog, as postagens serão excluídas;e se persistir sera banido.

Leia Também!

INTUIÇÃO: Porque é importante você usa-la?

    A intuição como o instinto, é aprimorado conforme as experiências vividas. A diferença é que enquanto o instinto vem da consciência...